Obreiros, onde estão?

HISTÓRIAS DO PASSADO POR LÉSLIE E ANITA JANTZ

Prezado irmão em Cristo,
 
   Saudações em Cristo Jesus. Irmão, sua carta foi uma benção. Temos mandado a sua carta para D. Felicia através duma amiga vizinha dela, porque Felicia não tem computador. Felicia sofre de diabetes e tem que suportar  diálise 3 dias por semana, e depois do tratamento, se sente muito cansada. Além disto, está perdendo a memória. Assim, eu perguntei algumas coisas dela e vou transmitir algo para o irmão. Sr. Léslie (Lés) tem 88 anos, eu e Felicia 85, e assim é difícil  nos lembrar de coisas que aconteceram 50 a 60 anos atraz.
 
   Agora Felicia. Ela diz que fundou a igreja em Bagre, PA., e Mutirão, PA. Mas féz trabalhos  em muitos outros lugares como Beja, Conde, Igreja de Aviação, Portel, Oeiras,etc. Ela e colega Jean Bradshaw fizeram escolas Bíblicas de férias em muitos lugares.
 
   Douglas (Diogo) e Mary McAllister (ele falecido, ela mora nos EUA e tem 95 ou 96 anos de idade). Os primeiros missionários nossos que moravam em Abaeté eram Charles e Effie Sarginson (ambos falecidos). Este casal foi  transferido para a direção da MICEB em Belém. Então  Diogo e Mary foram lá para continuar o trabalho. Eles fizeram (ou compraram) a lancha Arauto para alcançar os rios ao redor com o Evangélho. Mary féz visitação e  féz trabalho com crianças na cidade enquanto Diogo e Lés viajaram no Arauto para os rios Abaeté, Maracapucu, Quianduba, Igarapé Miri, Camotim, etc. A primeira igreja foi plantada no Rio Maracapucu e depois em Abaeté. Depois de alguns anos, Diogo e Mary foram para Belem para assumir a direção da .
 
  Eu, Anita fui ao Brasil em Dezembro de 1949 e Lés em Dez de 1950. Casamos em Set. de 1952 no Palacio Azul e depois na Igreja da Cremação no mesmo dia. Á família McAllister foi de férias para os EUA e nós fomos para Abaeté para continuar o trabalho lá num salão alugada.  Nós continuamos com o trabalho dos rios com o Arauto, viajando para os rios Abaetetuba, Maracapucu, Quianduba, Costa Maratauira, etc. Do Maracapucu vivem ainda Domingas  (Daide) Gomes Diniz (conselheira e  presidente das UU FF da AICEB) e Natanael Cardoso Negrão trabalhando com APEC. Mantemos contato com estes dois obreiros. Fizemos viagens tambem para tais lugares como Portel e rios naquela região, Breves, Rio Alto Piriá, Recreio, Curralinho, Cametá, etc.
 
  Em 1954 o Instituto Bíblico de Abaeté foi fundado pela MIssão e fomos ajudar lecionar. John Canfield foi responsável pela construção dos prédios e Sr.Teodoro Laskowski foi o primeiro diretor.  Daide e Natanael Negrão se formaram do Instituto como vários outros. Ajudamos lá durante mais ou menos 15 anos. Durante aquele tempo, com a ajuda dos estudantes e um jipe, evangelisamos nas vilas e povoações da terra firme como Vila Canaã, Beja, Conde, Baião, Barcarena, etc. Depois fomos transferidos para a sede da missão em Belém. Em 1956 mais ou menos o Instituto fechou e os estudantes foram transferidos para SCEN em SLZ. Os prédios do IBA (agora CBA) foram usados para acampamentos, retiros, conferencias, e escolas para os leigos. 
 
   Trabalhando no escritório da missáo em Belém, continuamos servindo ao Senhor nos fins de semana na Providencia e Guanabara. Anne Uchida começou um trabalho entre os Japoneses em Belém e no Coqueiro onde agora existe uma igreja entre eles. Na ausencia de Anne, nós trabalhamos entre os Niponeses durante 4 anos.
 
  Em Belém, Lés era o tesoureiro da MICEB e eu era a secretária da missão e secretária de correspondência do programa Manancial da Vida (pregador Daniel Canfield) através de RTM e agora sobre HCJB. Ele e esposa agora moram em Three Hills, Alberta, Canada e ele ainda envia mensagens para HCJB. Daniel é filho do missionário John Canfield e tem mais de 60 anos. John está nos Céus.
 
   Depois dos anos, Lés começou a perder a vóz e náo podia pregar e entáo eu e ele fizemos distribuição de literatura evangélica em quase todos os mercados de Belem, Ananindeua, Icoaraci, Marituba, etc. Em 1990 devido  a nossa idade, a Missão achou que deveriamos nos aposentar e regressamos para Canadá, porém ainda voltamos ao Brasil quatro vezes depois por períodos de tres meses a um ano para ajudar com o curso dos  leigos em CBA. A última vez foi em 2001. Temos muitas saudades mas a saude não permite mais voltar.  Agora estamos ajudando em nossa igreja aqui que nos sustentou todos os nossos anos no Brasil. Anita dirige um culto de oração pelas missões e faz visitas. Les faz parte da liderança da igreja, ajuda com as visitas e o trabalho para os homens.  Ainda podemos morar em nosso apartamento e cuidar de nós mesmos. Les passou o exame de médico para poder continuar a dirigir carro. Portanto não estamos presos. Damos graças a Deus pelos anos felizes que passamos servindo o nosso Mestre.
 
             Orando sempre pelo nossos queridos irmãos no campo lá.
 
                                      Léslie e Anita Jantz

 

PR. JOÃO PAULO CARDOSO ROSA

Gostariamos de dá notícias do Pr João Paulo Cardoso Rosa,que hoje encontra-se em Colinas,com seus noventa e um anos,graças a Deus em plena lucidez e contando toda sua trajetória de vida no campo missionário no Pi e Ma.Vale a pena conversar com este sevo de Deus.De canoa,com os pés no chão no burrinho e até mesmo nadando em busca de almas perdidas.Hoje ele conta e canta as bençãos para glória de Deus dos frutos alcançados.
Abraço da irmã em Cristo
Leny Régia

Faça contato com ele através deste endereço:

E-mail: regiagomes_cr@hotmail.com